A Comissão Europeia disponibilizou 1,5 mil milhões € para apoiar Pequenas e Médias Empresas, o Sistema Nacional de Saúde, e fomentar o emprego. Em relação às PME, o valor disponível deverá fornecer fundo maneio e apoiar procedimentos de produção amigos do ambiente.
Já na área da saúde, a verba disponível destina-se ao reforço do sistema nacional e ao aumento da capacidade de testagem à Covid-19 nas escolas e na área do emprego a verba deverá ser canalizada para aumentar os recursos humanos e os estágios nas escolas.
Este apoio chegará a Portugal no âmbito da iniciativa Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU), que faz parte do Fundo de Recuperação e Resiliência ‘NextGenerationEU’. Na prática, trata-se de um instrumento de recuperação económica desenvolvido pela Comissão Europeia para mitigar os efeitos que a pandemia da Covid-19 deixou na maioria dos países europeus.
Para as empresas mais afetadas pela pandemia, importa estabilizar, desde já, as necessidades de fundo de maneio e garantir a disponibilidade de tesouraria necessária para suportar o regresso da atividade para os níveis pré-pandemia, assim como a amortização do capital dos financiamentos em moratória.
Mais informação
Estamos disponíveis para conversar consigo e ajudar a sua empresa