em Artigos

Chama-se Reativar Turismo e trata-se de um plano que pretende orientar o relançamento de um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19 em Portugal, o Turismo. No total estarão disponíveis 6,1 mil milhões € para que o setor consiga atingir as metas estabelecidas até 2027.

 

O Plano Reativar Turismo está assente em 4 pilares principais:

  • Apoiar empresas
  • Incentivar a segurança
  • Gerar negócio
  • Construir futuro

 

Uma das prioridades do plano passa por “assegurar mecanismos financeiros que promovam a capitalização das empresas”, nomeadamente mecanismos de capital e quase capital, uma garantia pública para refinanciamento/reescalonamento da dívida pré-COVID-19 e uma linha de crédito com garantia para financiamento de necessidades de tesouraria. Para este pilar estão previstos três mil milhões de euros.

 

Quanto ao modelo de Governação do modelo, esse será composto por 3 níveis:

  • Coordenação política estratégica

Será assegurada por uma comissão constituída pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo, do planeamento, da cultura, do trabalho, solidariedade e segurança social, do ambiente e da ação climática, da coesão territorial, da agricultura e do mar.

 

  • Coordenação operacional

Será assegurada em conjunto pelo Turismo de Portugal, I. P., pelas entidades regionais de turismo e pelas CCDR, de modo a garantir o apoio à operacionalização do Plano e uma intervenção territorial coerente.

 

  • Acompanhamento e monitorização da implementação

A comissão terá representantes do IEFP, de cada CCDR e de cada entidade regional de turismo.

 

O Plano Reativar Turismo é composto por ações específicas de curto, médio e longo prazo. Uma das grandes prioridades deste plano é garantir a existência de mecanismos financeiros que promovam a capitalização das empresas, uma garantia pública para refinanciamento/reescalonamento da dívida pré-COVID-19 e uma linha de crédito com garantia para financiamento de necessidades de tesouraria.

 

Apoiamos as empresas na elaboração de um plano de contingência e adoção de todas as medidas necessárias para assegurar o financiamento à continuidade das operações e ao crescimento futuro do negócio.

 

Mais informação

Estamos disponíveis para conversar consigo e ajudar a sua empresa

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar