Dado o crescimento do turismo português, o Governo decidiu abrir dois investimentos que visam a promoção da requalificação daquele que é um dos setores mais importante no país. Na prática, estão disponíveis 145 milhões de euros, que serão repartidos pela linha de apoio à qualificação da oferta e pelo Fundo de Investimento Imobiliário para o Interior.
A linha de apoio à qualificação da oferta conta com 120 milhões de euros, novas condições e está disponível em 11 instituições bancárias. De acordo com o Governo, este instrumento poderá permitir um investimento de 200 milhões para que a oferta do setor continue a crescer. Para além da construção de novos hotéis, esta linha de apoio permite o financiamento de obras de melhoramento e requalificação de unidades hoteleiras já existentes.
Neste novo lançamento, a linha de apoio à qualificação da oferta vai dar um especial destaque ao Algarve e ao Interior do país. O sul do país terá assim, uma verba alocada de 30 milhões de euros, dada a importância que a requalificação da oferta tem para a região (destino turístico por excelência). No caso do Interior, a novidade surge com a condição de que 20% do valor do empréstimo ficará a fundo perdido.
Para acederem a esta linha de financiamento, as empresas deverão solicitar o respetivo enquadramento da operação junto de uma das instituições de crédito aderentes.
Por sua vez, o Fundo de Investimento Imobiliário do Turismo para o Interior aplica-se, como o próprio nome indica, apenas às regiões do interior, e define-se como instrumento de capitalização. O objetivo é ajudar as empresas a financiarem-se nestas zonas.