Call Tourism, iniciativa da Portugal Ventures, entra agora na 3ª edição e que pretende incentivar a criação de StartUps e o desenvolvimento de negócios de turismo, de base global, nacional ou regional.
A ideia é simples, projetos que tragam para o mercado, produtos e serviços que acrescentem valor à experiência do turista que visita Portugal. Este processo poderá passar pelo aproveitamento da história, da arte, da arquitetura e, até mesmo, do património cultural e natural.
Quanto ao tipo de projetos, sabe-se que a operadora quer investir em soluções tecnológicas e em projetos inovadores nas áreas do alojamento e da animação turística.
Entre eles, destacam-se:
- Projetos tecnológicos nas áreas da Inteligência Artificial, Realidade Aumentada/Realidade Virtual, Internet das Coisas, Eletrónica, Robótica, Telemóveis, Cleantech e Marketplaces;
- Projetos não tecnológicos nas áreas do Alojamento Turístico, Atividades de Animação Turística, Operadores Turísticos, Enoturismo, Parques Temáticos, Turismo Náutico e Turismo Equestre.
A verba disponível é de 18 milhões de euros, podendo cada projeto selecionado receber até 1,5 milhões de euros. Quanto a critérios de elegibilidade, podem candidatar-se empresas já constituídas ou a constituir, localizadas em Portugal Continental ou nas ilhas, em fase seed, startup ou early stage e que tenham, até ao momento do investimento, menos de sete exercícios económicos completos.
As candidaturas terminam a 8 de janeiro de 20201 e deverão feitas no website da Portugal Ventures.
Quem é a Portugal Ventures?
A Portugal Ventures é uma operadora de capital de risco pública que investe em StartUp´s portuguesas nas áreas de tecnologia, ciências da vida e turismo. Em 2017, a CB Insights considerou a Portugal Ventures o capital de risco mais ativo em Portugal.