As notícias são animadoras no que ao emprego diz respeito. Mais de 80% das empresas pretende recrutar mais colaboradores no próximo ano. Os dados são apresentados no Guia do Mercado 2020 e demonstram um crescimento continuado do mercado laboral português.
A liderar o topo das profissões mais procuradas estão os comerciais e os profissionais da área das tecnologias de informação. Mas o cenário tenderá também a revelar-se positivo para os engenheiros, profissionais de marketing e comunicação, de logística e financeiros.
Por outro lado, um estudo da ManpowerGroup revela que os setores financeiro, de seguros, imobiliário e serviços estão entre os mais dinâmicos no que toca a recrutamento.
Mas vamos aos motivos que estarão na base deste reforço de colaboradores…a maior parte das empresas refere que entre as principais motivações está o crescimento das empresas, quer em território nacional, quer em território estrangeiro. A necessidade de substituir colaboradores, reestruturar equipas e o aumento temporário de projetos são factos que também estarão na base destas mudanças.
Não é novidade que o mundo laboral tem estado em constante mudança. Ora, se antes a experiência profissional e as habilitações literárias eram tidas como fatores determinantes, atualmente, o cenário muda de figura. Para os recrutadores, o primeiro lugar é ocupado pela apetência em trabalhar equipa, seguindo-se as competências técnicas, a ética e valores, proatividade e capacidade de trabalho. Quanto aos idiomas falados, o português e o inglês surgem no topo da lista, seguidos pelo castelhano e francês.
As pessoas adequadas revelam-se um dos fatores críticos para o sucesso de qualquer negócio. Vivemos numa altura onde não há margem para erros e, por isso, as empresas devem dedicar cada vez mais atenção às opções que fazem nesta área. Nós podemos ajudar a sua empresa a encontrar o colaborador certo. Desde a análise de currículos à seleção e entrevista dos candidatos, asseguramos todo o processo. No fim, a última palavra é sempre Sua!