Com o avanço das tecnologias, as empresas ficam com um desafio entre mãos: entender as novas tendências digitais, de forma a investirem nas principais ferramentas, tecnologias e canais considerados indispensáveis.
A sétima edição do relatório State of Marketing, baseou-se na análise das mudanças de comportamento do cliente, e concluiu que “A multiplicação de canais de interação tem aumentado a complexidade e é cada vez mais difícil dar respostas que satisfaçam plenamente as expetativas dos clientes”. Para além disso, 49% dos profissionais de Marketing acreditam que a pandemia mudou a estratégia de envolvimento digital.
O relatório identifica quais as principais tendências de Marketing que devem ser o foco das empresas:
- Aceleração digital e multiplicação dos canais, visto que “83% dos profissionais dizem que a sua capacidade de corresponder às expetativas dos clientes depende das suas habilidades digitais, que se tornaram ainda mais relevantes com a pandemia.”.
- Colaboração a partir de qualquer lugar, não só em Portugal como no resto do mundo o trabalho remoto tem sido adotado, provando ser uma solução eficaz.
- Marketing escreve-se com dados, sendo a gestão dos mesmo muito complexa à medida que as fontes se multiplicam.
- Evolução continuada das métricas e KPIs.
O envolvimento digital é um grande desafio para as empresas. Acredita-se que a pandemia veio alterar a importância dos diferentes canais do Marketing e que a colaboração e comunicação no trabalho deixou de estar ligada a escritórios, o que obriga a uma capacidade de adaptação muito elevada por parte dos empresários.
Mais informação
Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.