O Programa REVIVE é uma iniciativa que conta com a força conjunta de Ministérios da Economia, da Cultura, das Finanças e da Defesa e tem como principal objetivo a reabilitação e valorização de património público com a finalidade de o explorar em atividades económicas ligadas ao turismo.
Um dos efeitos esperados deste programa é a “a desconcentração da procura e o desenvolvimento do turismo nas várias regiões do país” estimulando a atratividade dos destinos regionais, gerando novos postos de trabalho e riqueza.
Pretende-se manter sempre o respeito pelo património e o seu valor arquitetónico, cultural, social e ambiental relevante.
O investimento neste património terá origem privada que o tornará apto à exploração nas seguintes áreas: da hotelaria, da restauração, das atividades culturais, ou outras formas de animação e comércio. Tirando assim proveito destes espaços não só a comunidade como os seus visitantes.
Contam ainda com uma equipa técnica que aquando do início do projeto assegura os seguintes trabalhos preparatórios:
- Levantamentos topográficos e arquitetónicos dos imóveis;
- Regularização jurídico-registral dos imóveis, quando se justifique;
- Estudos para definição dos parâmetros globais de intervenção no património cultural;
- Memórias histórico-artísticas dos imóveis;
Estarão, ainda, envolvidos os municípios de localização dos imóveis para assegurarem a salvaguarda do património classificado ou em vias de classificação e a adequação do tipo de exploração às necessidades de desenvolvimento de cada região.