O Turismo de Portugal lançou a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta que, em 2021, foi renovada com 300 milhões de euros, com o suporte do sistema bancário.
Esta linha é destinada ao setor do turismo e tem como principal objetivo de requalificar e reposicionar os empreendimentos, estabelecimentos e atividades; criar empreendimentos, estabelecimentos e atividades implementados nos territórios de baixa densidade ou que incidam no domínio do empreendedorismo.
Para além do referido anteriormente, esta linha apresenta outras propostas como: o aumento do financiamento associado, o reforço dos prémios de desempenho, e o foco em projetos mais inteligentes, sustentáveis e inclusivos, atentos aos desafios com que o setor se depara.
Os projetos submetidos estarão sujeitos a uma “Avaliação da Sustentabilidade e Acessibilidade do Projeto” e deverá atingir uma pontuação mínima de 40 pontos em cada uma dessas áreas, com o preenchimento do formulários disponível no SGPI.
Estará ainda aberta, até ao final de 2023, a Linha Específica de Apoio à Valorização do Algarve destinada a projetos que estimulem a atividade turística de determinada região.
É importante notar que os projetos apresentados deverão ser suportados através de financiamentos de médio e longo prazo e poderão ser apresentados até ao esgotamento da dotação prevista.