A medida StartUp Voucher, promovida pela StartUp Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo – foi relançada e tem candidaturas abertas. O incentivo, dirigido a jovens entre os 18 e os 35 anos, tem como objetivo promover a dinamização de projetos empresariais em fase de ideia.
A grande novidade da StartUp Voucher 2019-2022 é o facto do período de candidaturas ser contínuo até 26 de novembro de 2020, dividido em fases de quatro meses:
- 26 de novembro de 2019
- 26 de março de 2020
- 26 de julho de 2020
- 26 de novembro de 2020
Esta medida destina-se a projetos que beneficiem as regiões Norte, Centro, Lisboa e Alentejo. No entanto, prevê também a possibilidade de aceitar ações de outras zonas do país desde que estas beneficiem a economia das regiões onde se inserem.
A StartUp Voucher engloba as seguintes tipologias de apoio:
- Bolsa – valor mensal de 691,70 €, atribuído para o desenvolvimento do projeto empresarial e por um período máximo de 12 meses
- Mentoria – acesso a uma rede de mentores que forneçam orientação aos promotores
- Acompanhamento do projeto – por parte de entidade acreditada;
- Prémio de avaliação intermédia – atribuição de prémios no valor de 1.500€, aos projetos que obtenham avaliação intercalar positiva em função do cumprimento dos objetivos de cada fase
- Prémio de concretização
Cada promotor poderá apenas submeter uma candidatura/projeto em cada período associado.