A Sotecnisol, um dos principais intervenientes nos setores da construção, ambiente e energia, deu um passo importante ao adquirir uma participação de 51% na Evolut.green, uma empresa portuguesa especializada em mobilidade elétrica. Os pormenores financeiros da transação não foram divulgados.
A aquisição estratégica pela Sotecnisol alinha-se com a sua visão de oferecer soluções abrangentes e capitalizar a crescente procura de mobilidade elétrica. Com as cidades inteligentes a ganharem força e as vendas de veículos elétricos a aumentarem mais de 140% em Portugal, a Sotecnisol reconhece a necessidade de entrar no segmento da mobilidade elétrica.
Portugal é atualmente o terceiro maior mercado europeu de compra de veículos elétricos, e os especialistas estimam uma diminuição substancial dos veículos convencionais disponíveis para venda até 2035. No entanto, as infraestruturas de carregamento existentes não conseguem dar resposta à procura iminente, tanto em zonas residenciais como em espaços públicos.
Jorge Balsemão, representante da Sotecnisol, sublinhou a importância da expansão das redes de carregamento para acomodar o número crescente de veículos elétricos previstos no país. Citado no comunicado, Balsemão destacou a oportunidade de colmatar esta lacuna de infraestruturas.
A Sotecnisol, com um volume de negócios anual superior a 50 milhões de euros, tem como objetivo atingir um crescimento substancial até ao ano de 2026. Atualmente, o grupo opera não só em Portugal, mas também em Espanha, Angola, Moçambique e Argélia, solidificando ainda mais a sua presença no setor.