Com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Portugal 2030, estima-se que os apoios às empresas em Portugal cresçam cerca de 90% face ao último quadro comunitário.
Segundo o Governo, o total das dotações do Portugal 2030 poderão ser superiores a 10.918 milhões, enquanto para o Portugal 2020 foi de “apenas” 5.714 milhões de euros, no entanto a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva alerta que do total da dotação existe uma percentagem significativa que irá para a área do digital, Ensino Superior e da qualificação.
Outro aspeto importante para discussão é a divisão entre o dinheiro do Estado e o das empresas. Ainda que um investimento público como é exemplo o dos transportes, apesar de as empresas não serem o alvo principal são, ainda assim, beneficiários diretos.
A programação deste quadro foi marcada pelo consenso político entre o actual Governo e o PSD, e preparam-se agora para avançar com a execução do mesmo, que se espera iniciar o lançamento de projetos no início do próximo ano.
Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.