em Artigos

Nos dias de hoje, o digital está presente em todos os setores de atividade. No entanto, isso não significa que as empresas saibam aproveitá-lo na sua plenitude. A verdade é que essa adaptação se revela um verdadeiro desafio, já que o digital é um mundo complexo onde tudo se altera a um ritmo alucinante. Para uma empresa, ter um site já não é suficiente. É necessário que saiba comunicar e que os seus clientes a encontrem.

O conceito de Marketing Digital não é consensual e levanta muitas questões junto dos profissionais da área. No entanto, podemos interpretá-lo como a aplicação de estratégias de comunicação que pretendem a promoção de um determinado produto ou serviço, através dos canais digitais (websites, blogs, redes sociais, etc.).

As estratégias de Marketing tendem a tornar-se cada vez mais orientadas e focadas nas necessidades e desejos dos consumidores, do que nas características do produto. Mas para que isto aconteça, o conteúdo deverá estar cada vez mais orientado em função do comportamento do consumidor.

Como desenvolver uma estratégia eficaz?

Para uma estratégia eficaz no meio digital, as empresas deverão ter em consideração alguns pontos como:

  • Os dispositivos móveis estão a mudar muitos paradigmas do Marketing e da Comunicação. As marcas têm de estar preparadas para um consumidor muito mais informado e com acesso a tudo em tempo real. O consumo mobile está a crescer e existem várias oportunidades a este nível.
  • Relação de Confiança – As marcas têm vindo a apostar no desenvolvimento de relações de confiança com os consumidores. No entanto, com o crescimento do mundo digital, estas passaram a ser uma imposição. Ser transparente e investir no paradigma relacional é crucial. Mais do que dizer os atributos de um produto ou serviço, importa mostrá-los. Um bom produto ou serviço gera recomendações e tem clientes satisfeitos.
  • Competição e Cooperação – Numa altura em que a otimização de recursos é fulcral, as empresas concorrentes tendem a procurar sinergias entre si para explorarem novos mercados ou para melhorarem a sua capacidade de resposta. É uma decisão estratégica que pode fazer toda a diferença para as PME.
  • Foco nos Resultados – Não chega investir porque há dinheiro, é importante medir o que realmente funciona e o que contribui para o sucesso da organização. O nosso foco deve estar essencialmente no retorno e não apenas no custo.
  • Tempo Real – A informação é recolhida em “tempo real” e, as Marcas devem criar mecanismos para atuar com rapidez sempre que necessário.
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar