No início deste mês a Ibersol anunciou que foi celebrado um contrato de compra e venda de ações das empresas Iberking e Lurca à Restaurant Brands Iberia – RBI.
O preço da transação ficou fixado nos 259,7 milhões de euros ficando 15,5 milhões de euros, desse total, sujeito à verificação de “condições relacionadas com a evolução do EBITDA e/ou geração de cash flows”. Este acordo foi feito com base de cash and debt free o que significa que o comprador adquire a empresa e os seu ativos com o compromisso de o vendedor pagar todas as dívidas e retirar todo o excesso de caixa antes da sua conclusão.
A condição do cash and debt free foi proposta pela RBI em meados de Junho quando já tinham sido propostos os 250 milhões de euro, e no período de negociações exclusivas.
A versão final da proposta incluiu “a proposta não solicitada de aquisição pela RBI, por oito milhões de euros, de cinco ativos imobiliários não incluídos anteriormente no perímetro da potencial transação”, segundo informações transmitidas à CMVM.
Este acordo significa, para a Ibersol, uma mais-valia de aproximadamente 160 milhões de euros.