A gestão financeira é um dos pilares essenciais para a sustentabilidade e crescimento das pequenas e médias empresas (PMEs). Numa economia cada vez mais complexa e incerteza, é fundamental que os Líderes adotem práticas sólidas no controlo financeiro do seu negócio.
Neste artigo, propomos três boas práticas que devem ser trabalhadas de forma consistente, para garantir a sustentabilidade da sua empresa:
- Planeamento Financeiro: a Base para o Sucesso
O planeamento financeiro é o ponto de partida para qualquer empresa que pretenda crescer de forma sustentável. A elaboração de um Orçamento anual, que projete as perspetivas de evolução da empresa, que defina objetivos claros e que permita antecipar necessidades de recrutamento e investimento decorrentes do que se pretende. Este processo deve estar alinhado naturalmente com os objetivos estratégicos da Organização e ser revisto periodicamente, de modo a ajustar o plano às dinâmicas próprias da empresa e do mercado. O planeamento é muito mais do que prever: é um exercício de reflexão sobre o futuro a curto prazo e de preparação da empresa para o crescimento que pretende realizar
- Controlo e Monitorização Financeira: um olhar constante para os números da sua empresa
Planear é fundamental, mas controlar a execução e acompanhar os Resultados é o que garante que os objetivos serão efetivamente atingidos. A empresa deverá dispor de um um sistema de monitorização financeira, simples mas eficaz, com indicadores-chave de desempenho (KPI’s) que considere críticos para o seu negócio. Esta prática promoverá uma gestão mais proativa e informada, reduzindo a exposição a surpresas negativas.
- Informação Financeira: a base da gestão financeira e das decisões que precisa de tomar
A Contabilidade da empresa deverá estar naturalmente alinhada com as práticas referidas no ponto anterior, de modo a disponibilizar informação rigorosa e atempada. A capacidade de gestão de uma empresa, depende da qualidade da informação contabilística disponível. Sem que a Contabilidade disponibilize dados rigorosos e atempados, dificilmente será possível tomar decisões acertadas. A organização da informação contabilística, a digitalização de documentos e a articulação eficaz com o Contabilista são aspetos fundamentais para assegurar esse objetivo.
A adoção destas práticas de um modo profissional permite reforçar a capacidade de gestão de uma PME. Apenas a informação sobre a realidade da empresa, permitira ao líder tomar decisões com maior confiança, explorando as oportunidades identificadas ou evitando potenciais riscos e problemas colocados pelo mercado. Uma gestão financeira estruturada nos pontos acima abordados, será certamente uma alavanca fundamental para o crescimento e competitividade da sua empresa.
Se necessita de mais informação sobre este tema ou precisa de apoio no planeamento e controlo financeiro da empresa, contacte-nos através de apoio.clientes@ewp-portugal.com
Departamento Planeamento e Estratégia


