em Artigos, Investimento

Sabia que um Projeto de Investimento é o o Mapa do seu Negócio?

Então vejamos, imagine o que aconteceria se iniciássemos uma viagem de automóvel para um lugar onde nunca estivemos antes, sem avaliar os percursos possíveis até ao destino. Desde logo, correríamos o risco de não ter dinheiro para o combustível, ou que a viatura não estivesse preparada para uma viagem tão longa. Ainda que conseguíssemos chegar ao destino, o caminho percorrido seria muito mais longo porque seguramente iríamos perder-nos ao longo da viagem.

Iniciar um negócio ou tomar uma decisão de investimento sem um Projeto, é como iniciar uma viagem sem um mapa, sem um guia que nos permita chegar ao destino de forma mais rápida, com menos custos e maior rentabilidade.

Seguem-se 5 motivos pelos quais o Projeto de Investimento é o mapa essencial para sua nova ideia de negócio.

 

1.Avalia a Viabilidade do seu Negócio

Antes de uma viagem longa, temos de definir o caminho, os meios e o investimento necessário para que não tenhamos de regressar a casa sem chegar ao destino.
O mesmo acontece com uma nova ideia de negócio. Podemos ter excelentes ideias, em que acreditamos profundamente, mas só analisando a sua viabilidade saberemos se, do ponto de vista económico e financeiro, fará sentido o investimento.
A viabilidade do Projeto vai depender de vários fatores, incluindo o montante do investimento necessário, modelo de negócio, estimativa de faturação, concorrência, exigências legais, entre muitas outras variáveis.
Sem o apuramento de todos os indicadores fundamentais e a estimativa da rentabilidade do investimento, a decisão de iniciar um negócio é um autêntico salto no escuro.

 

2. É fundamental para obter financiamento e captar investidores

Se vai necessitar de financiamento ou de captar investidores, é essencial ter um Projeto de Investimento rigoroso e credível, que permita estimar a sua rentabilidade, tendo em conta os vários cenários possíveis. Para além disso, o Projeto mostrará que está a pensar no seu negócio com seriedade e que está a acautelar todos os desafios que terá de ultrapassar para que venha a ter sucesso.

 

3. Define objetivos e uma Estratégia de M/L Prazo

A elaboração do Projeto de Investimento exige a definição de objetivos e de uma estratégia de médio longo prazo que abrange todas as áreas do negócio, incluindo a gestão financeira, gestão de recursos humanos, política comercial e plano de investimento.

 

4. Identifica os pontos críticos

Se bem elaborado, o Projeto de Investimento permite identificar quais os pontos críticos da sua nova atividade e dessa forma potenciar o crescimento e a rentabilidade, evitando as ineficiências que decorrem das estratégias de tentativa e erro.

 

5. É uma excelente ferramenta de gestão

O Projeto de investimento é uma excelente ferramenta de gestão nos primeiros anos de vida do seu negócio. A partir do momento que inicia a sua atividade, o projeto de Investimento ajuda-o a controlar a evolução dos principais indicadores, a identificar oportunidades e ameaças e a tirar o melhor partido possível dos pontos críticos que lhe darão vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.

 

Elaborar um Projeto de Investimento não é um simples exercício de previsão. Para que seja uma verdadeira mais valia na negociação do financiamento e como ferramenta de gestão, é necessária uma profunda análise de todas as vertentes do que será o novo negócio.

 

Na EWP, temos uma vasta experiência na elaboração de Projetos de Investimento nos diferentes setores de atividade, para além do conhecimento acumulado ao longo de 20 anos no Apoio à Gestão de PME.

 

Mais informação

Contacte-nos ou envie-nos as suas questões.

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar