As fusões e aquisições serão o futuro das PME? Ainda que sejam as operações envolvendo as grandes empresas que têm um forte impacto mediático, a verdade é que as fusões e aquisições são totalmente enquadráveis no mundo das Pequenas e Médias Empresas. Apesar da menor escala envolvida, estas operações quando são bem orientadas acabam por trazer benefícios para quem vende e para quem compra.
No campo das PME, as operações de fusão e aquisição apresentam o seguinte conjunto de vantagens e desvantagens:
Vantagens:
- Aumento da dimensão
- Reforço da carteira de cliente
- Realização de sinergias
Desvantagens:
- Processo lento
- Concordância no alinhamento das estratégias das partes interessadas
- Possibilidade de perda do poder de decisão
Mas se este tipo de operações é tão vantajoso para as PMEs porque é que os empresários resistem tanto?
Uma das respostas fundamental passa pela falta de conhecimento sobre este tema. A esta dificuldade junta-se o facto da grande maioria das PME portuguesas serem empresas familiares, com uma forte carga emocional e onde existem muitos fatores a sobrepor-se à racionalidade económica e financeira da operação.
Para que o processo atinga os objetivos inicialmente fixados, existem duas etapas fundamentais:
1. Compreender o racional económico e financeiro da operação
2. Conceber um plano de aquisição ou fusão englobando todas as suas vertentes: financeira, fiscal, estratégica, organizacional e cultural
Para que seja desmistificada a ideia de que as fusões e as aquisições são apenas dirigidas às grandes empresas, é necessário reforçar as vantagens que estas operações podem trazer às PME, combater a falta de informação e garantir as fontes de financiamento.
Sabemos que nesta fase, ter apoio é fundamental. O nosso Processo foi elaborado com o objetivo de salvaguardar os empresários de uma exposição excessiva e demorada no relacionamento com os compradores ou os seus mandatários.
Mais informação
Estamos disponíveis para conversar consigo e ajudar a sua empresa