O chumbo do Orçamento do Estado para 2022, a antecipação de uma crise política e a incerteza daquilo que o país terá de enfrentar nos próximos meses têm estado na ordem do dia.
Uma das grandes preocupações face a este cenário de instabilidade é o comprometimento do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Por isso, o Banco Português de Fomento já fez saber que vai recorrer a fundos nacionais e internacionais para continuar a operacionalizar todos os instrumentos, em particular, os instrumentos de garantia, capital e dívida/financiamento a fim de fazer frente ao chumbo do orçamento do estado
Recorde-se que o Plano de Recuperação e Resiliência permitirá apoiar investimentos e reformas num valor total de 16.664 milhões de Euros, correspondendo 84% deste valor a subvenções e 16% a empréstimos. Pondo em perspetiva, até 2026, Portugal beneficiará de apoios, no âmbito do PRR, que ascenderão a cerca de 8% do seu PIB anual.
Para que as empresas possam efetivamente beneficiar do PRR e dos apoios ao abrigo do Portugal2030, é fundamental que comecem desde já a traçar um Plano Estratégico de Médio e Longo Prazo. Este plano deverá resultar de uma profunda e rigorosa reflexão sobre a realidade atual da empresa e os desafios que terá pela frente, assim como definir quais serão as iniciativas e os investimentos necessários para que possa ser colocado em prática com sucesso, garantindo-se assim a sustentabilidade e o crescimento da organização.
Mais informação
Estamos disponíveis para conversar consigo e ajudar a sua empresa.