Com a adesão do Banco de Portugal, a partir do início do próximo mês, os clientes bancários já poderão apresentar reclamações relativas a instituições de crédito, sociedades financeiras, instituições de pagamento, instituições de moeda eletrónica e intermediários de crédito, através do Livro de Reclamações Eletrónico.
Recorde-se que o Livro de Reclamações Eletrónico é uma plataforma digital, onde os consumidores e utentes podem apresentar uma reclamação relacionada com um determinado serviço e/ou submeter pedidos de informação à Entidade Reguladora/Fiscalizadora.
A implementação deste novo formato tem sido adaptada e faseada, estando o término da segunda fase agendado para dia 2 de julho de 2019.
Apesar de este tema ter sido muito falado no último ano, a verdade é que são muitos os consumidores que ainda não sabem como apresentar uma reclamação no Livro Eletrónico. A pensar neles, enumeramos as etapas associadas ao processo:
- Aceder a www.livroreclamacoes.ptCarregar no ícone “Fazer Reclamação” – de seguida ser-lhe-á solicitado o endereço de correio eletrónico
- Introduzir o endereço de e-mail e “Submeter” – receberá uma mensagem na sua caixa de correio com um link para prosseguir com a sua reclamação.
- Aceder à mensagem da Plataforma que recebeu no seu e-mail e carregar no link “aqui”, que estará disponível por um período de 60 minutos (atenção que após este tempo, o link perderá a validade)
- Após carregar no link, o consumidor pode prosseguir com a reclamação da seguinte forma:
Inserir os seus dados pessoais - Preencher os dados da entidade reclamada (nome do operador, morada, telefone, NIF)
- Selecionar o “setor de atividade” sobre a qual incide a reclamação
- Preencher os campos da reclamação com descrição do assunto e factos (poderá anexar até 3 ficheiros)
- Confirmar se todos os dados estão corretos e “submeter”
Após a submissão da reclamação, o consumidor receberá no seu endereço de correio eletrónico o comprovativo da sua reclamação que poderá imprimir.