O Mecanismo de Alerta Precoce poderá ser lançado no início de 2022 e assim estar disponível para as empresas logo no mês de janeiro. Na prática, esta ferramenta pretende auxiliar empresas a detetarem o mais cedo possível as suas dificuldades financeiras e assim adotar as medidas mais adequadas para evitar a insolvência.
Recorde-se que o Mecanismo de Alerta Precoce (MAP) foi aprovado em 2019, no âmbito do Programa Capitalizar, mas só no próximo ano é que entrará em vigor.
Como é que funciona?
As empresas receberão um alerta emitido pelo IAPMEI sempre que apresentem sinais de se encontrarem em dificuldades ou em situação de possível insolvência. Esta informação será obtida através dos dados que as empresas fornecem na IES (Informação Empresarial Simplificada).
Os alertas serão transmitidos às empresas até ao dia 31 de dezembro de cada ano. No entanto, em 2022, devido à atual situação económica e pandémica, essas notificações chegarão em janeiro.
No entanto, os especialistas já vieram alertar de que esta é uma ferramenta auxiliar e que a sua criação não dispensa os gestores do seu dever de cumprimento, controlo, fiscalização e vigilância das suas empresas.
Reforçamos então a importância do Planeamento Estratégico nas Pequenas e Médias Empresas. É fundamental que os Gestores valorizem a importância do Planeamento Estratégico e desenvolvam as ferramentas necessárias para o acompanhamento continuo e rigoroso do negócio. Só assim será possível antecipar medidas corretivas e tirar proveito das muitas oportunidades que sempre surgem em períodos com muitas mudanças.
Mais informação
Estamos disponíveis para conversar consigo e ajudar a sua empresa.