em Artigos, Gestão

Tecnologia tem sido a palavra de ordem para a maioria das empresas nos últimos dois anos. A pandemia da Covid-19 foi a principal impulsionadora pelo aceleramento da transição digital nas empresas em Portugal.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, em 2020, mais de 20% das empresas aumentou o investimento em tecnologia de informação e comunicação. A fatia maior do investimento recaiu sobre a aquisição de computadores portáteis, telemóveis e serviços de computação em nuvem, respetivamente.

 

Os dados sobre 2021 são ainda mais reveladores, 62% das empresas passaram a ter website, sendo que o aumento mais expressivo se deu nas pequenas empresas. Este valor revela um aumento face ao ano de 2020. É também importante salientar que mais de 95% das empresas inquiridas no estudo indicou que utilizam as redes sociais no desenvolvimento do seu negócio.

 

Quanto ao setor de atividade, as empresas que mais investiram foram as seguintes:

  • Informação e Comunicação (45,3%)
  • Outros Serviços (34,9%)
  • Comércio (28,5%)

 

Quando falamos no comércio online, os dados indicam que o setor do comércio foi aquele que mais investiu para vender bens ou serviços pela internet (33%), seguido pelas empresas do setor do alojamento e restauração (30,7%) e pelas empresas de informação e comunicação (30%).

 

A maioria das empresas que vendeu bens ou serviços através dos canais online revelou que essas vendas foram feitas para clientes em Portugal. Por sua vez, 49,7% indica ter feito vendas para outros países da União Europeia.

 

A presença do digital já não é sinónimo de futuro, mas sim obrigação do presente. É importante que todas as empresas tenham em consideração esta questão no desenvolvimento e implementação das suas estratégias de gestão.

 

Mais informação

Estamos disponíveis para conversar consigo e ajudar a sua empresa.

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar