em Artigos, Empreendedorismo

Qual é o significado de empreendedorismo?

Certamente não terá o mesmo significado para todos, mas, segundo o Professor Howard Stevenson da Harvard Business School, empreendedorismo é a “(…) procura incessante de oportunidades para além dos recursos que não se controlam.” Ou seja, o empreendedor, mais que ser um sonhador, é alguém capaz de se focar na procura de oportunidades para apresentar uma proposta de valor que transforma recursos escassos num produto ou serviço pelo qual os consumidores estão dispostos a pagar.

Um dos maiores desafios do empreendedorismo é a capacidade em transformar uma oportunidade num plano de negócios que se traduza em resultados tangíveis. Esse plano deve começar por definir exaustivamente em que consiste a ideia. Partindo dessa premissa, deverá resultar num estudo rigoroso sobre todos os aspetos do negócio, incluindo a análise SWOT, ou seja, a identificação dos pontos fortes do projeto, as suas vulnerabilidades, oportunidades e ameaças.

O passo seguinte é a definição de objetivos específicos, mensuráveis, com critérios bem definidos que permitam ao empreendedor saber, a cada momento, se está no caminho certo ou se deve fazer ajustamentos. Estes objetivos deverão ser alcançáveis, ou seja, realistas, relevantes para o negócio e delimitados no tempo.

O empreendedorismo preenche hoje o imaginário de muitas pessoas, quase como se fosse o resultado simples de um processo criativo. Na prática, a criatividade é o seu catalisador, mas é o planeamento, o foco e a capacidade de fazer acontecer que transforma o sonho numa realidade.

O Empreendedorismo tem vindo a registar uma tendência de crescimento muito significativa.

Torna-se por isso necessário encontrar soluções que possibilitem apoiar o lançamento de novos projetos empresariais de pequena dimensão, desde a fase de validação de conceito e avaliação viabilidade económica e financeira, até à organização e gestão do novo negócio.

Este serviço foi  pensado com o objetivo de encontrar soluções que possibilitem apoiar o lançamento de um novo projeto empresarial.

Para nós é fundamental acompanhar o Cliente desde a fase de validação de conceito e avaliação da viabilidade económica e financeira, até à organização e gestão do novo negócio.

 

Mais informação

Estamos disponíveis para conversar consigo e ajudar a sua empresa.

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar