Ano novo, vida nova. O ditado é antigo, mas a verdade é que 2019 arrancou com o espírito do empreendedorismo em alta. O mês de janeiro registou um aumento no número de aberturas de novas empresas, 6.333, face a igual período do ano passado.
Lisboa foi o distrito onde se registou, em termos absolutos, o maior número de novas constituições de empresas – 1.974 – o que corresponde a um aumento de 8,7% quando comparado a 2019. O segundo lugar é ocupado pelo distrito do Porto, com 1.146 novas empresas.
Mas a verdade é que se há mais empresas a nascer, também há mais empresas a abrir insolvência. De acordo com a Iberinform, a conclusão de processos de insolvências cresceu 44,5%.
Bragança (150%), Coimbra (122,2%) e Faro (66,7%) foram os distritos onde se registaram um maior número percentual de insolvências. Por outro lado, Évora, Lisboa e Santarém registaram a menor percentagem de insolvências quando comparado a janeiro de 2018.
Face ao cenário apresentado, importa perceber os principais motivos que tem levado tantas empresas a fechar portas. É essencial desenvolver o seu negócio com base num bom Planeamento e Controlo do Negócio.