em Artigos

Não é novidade que os sucessivos confinamentos provocados pela pandemia da Covid-19 têm deixado marcas profundas no tecido empresarial português, sobretudo nos setores da hotelaria, restauração, atividades turísticas e transportes de passageiros.

 

No caso da hotelaria,  um dos impactos que mais se tem sentido é o forte aumento do  número de hotéis disponíveis no mercado para venda,  especialmente no Centro, no Norte e no Algarve.

 

Para já, a maioria das unidades vendidas ou que se encontram em processo de venda, são de pequena/média dimensão e encontram-se fora das zonas do turismo de “massa”. No entanto, começam a surgir no mercado hotéis de grandes dimensões e com um percurso sólido. Apesar de a procura ser superior à oferta e de estarmos perante um cenário de crise pandémica, os especialistas consideram que os valores de venda continuam a ser justos e que ainda não se implementou a prática do “desconto”.

 

A decisão de vender o negócio está fortemente influenciada pela atual crise pandémica e pela dificuldade em gerar liquidez para dar continuidade à atividade e fazer face aos custos fixos. Quanto a quem compra, há claro os que procuram a melhor oportunidade ao melhor preço, mas há quem esteja interessado em pagar o valor considerado justo, sendo  estes os que mais vezes optam pela alteração do tipo de atividade. Ou seja, alguns investidores comprar unidades hoteleiras para as adaptarem a outras atividade, nomeadamente  residências sénior ou de estudantes.

 

Vender a empresa ou abrir o capital a novos investidores nem sempre é uma solução que agrade aos proprietários, mas poderá ser a melhor forma para prevenir problemas mais graves. A solução pode passar, por exemplo, por encontrar um parceiro que tenha capital e know-how para tomar conta do negócio, quer seja com a aquisição da totalidade do capital ou apenas com uma parte.

 

Se está a ponderar tomar a decisão de vender a sua unidade, fale connosco.

 

Mais informação

Estamos disponíveis para conversar consigo e ajudar a sua empresa.

 

 

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar