em Artigos

O Turismo tem sido um setor essencial na recuperação da economia no pós-pandemia. Contudo os empresários deste setor deparam-se com um grande desafio em atrair e reter profissionais.

 

Apesar dos salários não serem o único problema, um estudo realizado pela Eurofirms diz-nos que mais de metade (54%) leva um salário mensal de apenas 800 euros brutos, muito abaixo da média nacional, o que se pode tornar um fator decisivo.

 

O referido estudo aponta, ainda, que apenas 11% dos profissionais escolhem essa saída profissional, os restantes procuraram este setor por necessidade ou casualidade. Este fenómeno com o acumular dos difíceis horários laborais e degradação das condições neste setor contribuem para que 58% dos trabalhadores admitam querer abandonar a área num período inferior a cinco anos.

 

As mudanças têm de ser estruturais, não basta uma valorização salarial, é necessária uma ação de fundo que dê condições aos profissionais, como flexibilidade laboral de forma a existir uma compatibilidade profissional e familiar, só assim poderão atrair novos talentos e continuar a contribuir positivamente para o crescimento económico português.

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar