em Artigos

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e em 2015 todos os Estados-Membros das Nações Unidas adotaram este conjunto de objetivos. São no total 17 e têm como principal função alertar todos os países para os assuntos de ação mais urgentes.

 

Atualmente muitas empresas portuguesas vivem preocupadas com o facto de não conseguirem identificar medidas para implementar que vão ao encontro dos ODS, especialmente nos objetivos 5 e 8 relativos à igualdade de género e trabalho digno.

 

Estes dados espelham o desconhecido destas medidas por parte das PME portuguesas. Um estudo realizado pelo ISCTE revela que perto de 28% das PME portuguesas “desconhecem os conceitos básicos relativos aos ODS das Nações Unidas e à sustentabilidade dos modelos de negócio”.

 

Das empresas que têm estes objetivos presentes sentem dificuldade em encontrar e implementar medidas eficazes e que se coadunem com os seus modelos de negócios colocando em causa a competitividade e produtividade das empresas.

 

Esta falta de informação faz com que a maior parte das empresas portuguesas desconheçam os benefícios que a sustentabilidade pode trazer aos seus negócios e temem que os seus clientes não valorizem os produtos ou serviços sustentáveis quando isso exige um aumento dos seus preços. Isto faz com que as empresas estejam limitadas a implementar medidas que não impliquem um aumento dos seus custos.

 

Torna-se crucial a comunicação e divulgação de dados concretos sobre os benefícios dos ODS para motivar as empresas a atingirem as metas estabelecidas para 2030.

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar