em Artigos

Um dos principais desafios das Start-ups e Scale-ups é a liquidez financeira necessária para competir com as grandes empresas na seleção e retenção de talento. Para ultrapassar esta questão, muitas destas empresas optam pelas stock options, ou seja, dando o direito ao colaborador para adquirir uma parte da empresa por um valor previamente fixado.

 

A nova proposta de lei das start-ups diz-nos que “os trabalhadores de todas as empresas que sejam qualificadas” com aquele estatuto “sejam apenas tributados no momento da alienação das participações sociais adquiridas por esta via”. Segundo a associação Investors Portugal esta intervenção peca no simples facto de excluir os membros dos órgãos sociais do tratamento deste instrumento financeiro, criando assim, uma desigualdade entre estes e os demais colaboradores.

 

Segundo a organização, um dos grandes desafios estas empresas centram-se no facto de precisarem de reter talento na sua fase inicial, brincam referindo que “não basta contar com o clima ameno, a segurança, o talento e a simpatia dos portugueses para fazer progredir o ecossistema early stage”, sendo necessária uma medida realmente competitiva que tenha o objectivo de incentivar a permanência deste tipo de empresas no tecido empresarial português.

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar