em Artigos

Segundo os dados do INE o valor das rendas poderá vir a ter o maior aumento da década já no próximo ano, em média com um agravamento de 5% do seu valor.

 

Em Julho, a taxa de variação média do índice de preços do consumidor dos últimos 12 meses, fixou-se nos 4,79%. Não estando previstas grandes volatilidades neste valor podemos concluir que a actualização dos valores das rendas estaria perto do 5% para 2023.

 

Ainda o INE confirmou o valor da inflação em Julho, sendo este de 9,1%.

 

Estes ainda são valores estimados, espera-se agora a publicação da taxa de inflação do mês de Agosto para que se possa saber efectivamente a percentagem que os proprietários podem aplicar na actualização das rendas. Estes valores poderão ser comunicados aos inquilinos a partir do dia 30 de Outubro aquando da publicação em Diário da República dos dados oficiais.

 

No entanto, António Costa, anunciou uma medida que limita a actualização das rendas em 2% o que usando como base uma renda de 500 euros implica um agravamento de 10 euros por mês, representando uma poupança de 17,15 euros mensais.

 

O presente ano foi o primeiro que se verificou uma subida dos valores das rendas desde o seu congelamento em 2021. Em 2015 também estiveram congeladas e a partir daí verificou-se uma subida todos os anos subsequentes.

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar