em Artigos

No âmbito do European Guarantee Fund (EGF), vários Bancos nacionais assinaram com o Fundo Europeu de Investimentos dois acordos de garantia com o objetivo de ajudar as Pequenas e Médias Empresas, que necessitem de apoio financeiro para continuarem a crescer e desenvolver a sua atividade.

 

Este apoio conta com uma dotação total de 25 mil milhões de euros, que se espera que possa gerar 200 mil milhões de euros de financiamento adicional. As linhas FEI criadas pela generalidade dos Bancos destinam-se a:

 

  • Financiar operações de fundo de maneio;
  • Investimentos em ativos tangíveis e intangíveis;
  • Refinanciamento de dívida bancária em curso.

 

São benificiários deste apoio qualquer empresa com sede e a operar em Portugal ou nos estados-membros da União Europeia aderentes ao EGF que:

 

  • Não tenham atrasos ou incidentes não justificados junto da Banca;
  • Apresentem uma situação regularizada junto da Administração Fiscal e da Segurança Social;
  • Não apresentem indicadores que demonstrem empresa em dificuldades económicas.

 

No acesso a esta linha de financiamento são também elegíveis operações de aquisição de empresas ou a aquisição de bens usados, caso os mesmos sejam elegíveis e for efetuada em data posterior à da assinatura da Carta Compromisso.

 

O prazo mínimo desta linha de crédito é de 1 ano e o prazo máximo até 15 anos, com uma carência de capital de 36 meses não podendo a data do último reembolso ultrapassar 30 de Dezembro de 2037.

 

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.

 

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar