Portugal volta a demonstrar um crescimento significativo no investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D).
Em 2021 o investimento em I&D correspondeu a 1.68% do PIB português. Pode não parecer muito, mas trata-se de mais de 3 mil milhões de euros. Isto foi um crescimento de quase 17% em relação a 2020 por parte das empresas e a maioria deste investimento foi financiado por empresas privadas.
I&D é uma rubrica importantíssima já que é o que faz o mundo andar para a frente em termos de bens e serviços e todas as empresas devem ter isto muito presente e procurar sempre oportunidade de fazer um investimento ainda que pequeno no entendimento e melhoria daquilo que oferece.
Alguns dos exemplos mais “extravagantes” são tecnologia aeroespacial, fábricas de alta tecnologia, energia ambiental, biotecnologia e farmacêutica e por fim tecnologia de informação e comunicação com Inteligência Artificial e “Big Data Analytics” no cerne dos esforços
Em termos de volume financeiro qualquer empresa se pode dedicar um pouco a I&D mas as empresas maiores, tendo mais capital, podem ter departamentos inteiros dedicados exclusivamente aos upgrades e novidades. Assim as 100 empresas que mais investiram em I&D em 2021 contabilizam 60% do investimento total embora representem apenas 6% das entidades investidoras.
Ainda assim, é uma boa noticia, apela à inovação e mostra que os empresários portugueses com estabelecimentos de todos os tamanhos não pretendem ficar “na idade da pedra” e pretendem sim continuar a tradição lusa de inovar e diferenciar na especialização que nos tornou tão famosos a nível mundial.