É inegável que o ambiente globalizado proporcionou novas oportunidades para o crescimento das organizações, porém esta expansão veio acompanhada de várias mudanças nomeadamente na forma como se gerem os Recursos Humanos (RH).
Neste contexto, as Práticas de Gestão de Recursos Humanos (PGRH) socialmente responsáveis têm vindo a assumir um papel central e cada vez mais, necessitam de se reinventar para superarem este desafio e se tornarem numa verdadeira vantagem competitiva.
Uma gestão de RH socialmente responsável engloba várias práticas e políticas que visam atrair e reter os melhores colaboradores. Está provado que, quando as organizações se preocupam com a saúde e segurança, a aprendizagem contínua, a progressão da carreira e um sistema de recompensas justo, os colaboradores ficam mais motivados para alcançar os objetivos que lhe são propostos.
As PGRH socialmente responsáveis devem englobar várias dimensões, designadamente: a formação e o desenvolvimento; a diversidade e igualdade de oportunidades; a prevenção da saúde e segurança no trabalho; o equilíbrio trabalho-família; a comunicação; a adaptação às funções desempenhadas e a partilha de informação.
Quando os colaboradores percecionam que a organização os coloca no centro e lhes proporciona a interligação destas várias dimensões da sua vida sentem-se mais comprometidos e esforçam-se para ir além do que lhes é exigido. É possível afirmar que quanto mais positiva é a opinião dos colaboradores relativamente às PGRH socialmente responsáveis, mais elevada é a sua performance. Quando os colaboradores consideram que existe uma preocupação com o seu bem-estar e com o seu crescimento, empenham-se muito mais para corresponder aos objetivos estratégicos da organização.
Neste âmbito, é fundamental promover PGRH que vão ao encontro das necessidades e expectativas dos colaboradores e desenvolver estratégias que aumentem os seus níveis de compromisso e garantam a sua retenção, porque só assim é possível alcançar resultados individuais que se traduzam em impactos positivos globais que se traduzem no ganho de todos.
Assim, é importante que as organizações fomentem estas práticas a começar pela aprendizagem contínua, através de ações de formação, que permitam colmatar as lacunas existentes ao nível das competências e estimulem o desenvolvimento do potencial dos seus RH.
Contacte-nos para saber como o podemos ajudar.