em Artigos

Quem quer que tenha um aparelho eletrónico ou um eletrodoméstico em casa já ouviu falar da Fnac e da MediaMarkt. Se não pelo consumo direto, pelo menos pela publicidade já que ambas as empresas apostam fortemente num marketing direcionado para a presença constante seja em anúncios de rádio, televisão ou placards nas estradas.

 

Bem, acontece que a Fnac pretende adquirir as 10 grandes lojas que a MediaMarkt tem em Portugal que faturaram cerca de 140 milhões de euros no último ano. Mas vamos por partes:

 

Antes de mais o negócio tem de ser aprovado pela Autoridade da Concorrência que serve essencialmente para proteger o comum consumidor de exercícios que destabilizem o mercado. Tem de se investigar se não estamos prestes a chegar a um monopólio que pode depois levar a preços mais altos por falta de oferta. Se bem que na minha opinião a Worten impede isso, mas será tópico para outro momento.

 

Depois temos o valor de compra, que ainda não foi anunciado, mas sabemos que a Fnac Teve um volume de negócios de 370 milhões de euros no ano passado em Portugal.

 

Quanto ao porquê deste negócio, a Fnac tem como objetivo mais uma expansão, desta vez em direção aos eletrodomésticos, mercado em que a MediaMarkt é muito forte e alagará os serviços pós-venda também além de outros serviços.

 

A Fnac faz 25 anos em Portugal este ano e que melhor forma para os celebrar do que uma compra estrondosa e extremamente perspicaz do ponto de vista de presença no mercado do que adicionar mais 10 estabelecimentos às suas 35 lojas a nível nacional, fora os centros PC Clinic de que também é dona.

 

A Fnac informa também que a MediaMarkt não sairá do mercado, simplesmente os seus assuntos passarão a ser tratados pela Fnac até que a transação esteja totalmente concluída.

 

Em suma, a Fnac pelos 25 anos teve os melhores resultados de sempre em Portugal, fará uma transação que pode bem ser das maiores do ano, ligada à aquisição de bens complementares e se juntarmos os volumes de faturação, pressupondo que a compra vai para a frente temos mais de 500 milhões de euros em Volume de Negócios.

 

Mais um grande negócio de M&A (Merge & Acquisitions) a ocorrer em território nacional.

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar