em Artigos

De acordo com um inquérito realizado pelo Banco de Portugal, a maioria dos bancos nacionais está a ser mais restritiva na concessão do crédito.

No que se refere a empresas, a maioria das instituições bancárias inquiridas indicou que a concessão de crédito tem permanecido praticamente inalterada. No entanto, um dos bancos indicou um ligeiro aumento nos empréstimos a grandes empresas e dois bancos indicaram um crescimento ligeiramente maior nos empréstimos a longo prazo. Por outro lado, três dos cinco bancos indicaram uma ligeira diminuição dos spreads aplicados em empréstimos de risco médio, quer no segmento Pequenas e Médias Empresas, quer no segmento Grandes Empresas.

Desengane-se quem pensa que crédito e gestão não andam lado-a-lado. Tudo porque a tendência deverá ser para continuar a apertar os critérios de concessão, em particular, no que toca a financiamentos com prazos mais alargados.

É importante que as PME´s percebam que quanto maiores forem as restrições ao crédito, maior a importância de ter uma informação de gestão rigorosa e atempada.

As exigências de garantias reais associadas ao crédito concedido, serão cada vez mais acompanhadas pela necessidade de apresentação de informação sobre a evolução da situação económica e financeira da empresa, a sua estratégia de crescimento e capacidade para assegurar o cumprimento do Serviço da Dívida exigido pelo financiamento contratado.

Aumentamos a capacidade de gestão do seu negócio.
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar