Ao longo dos últimos meses temos vindo a apresentar as principais transações no mercado de Compra e Venda de Empresas, está agora na altura de apresentarmos um pequeno balanço daquilo que tem sido o peso deste mercado a nível global, em 2022.
A consultora Brain&Company previa que as transações de 2022 em todo o mundo atingissem os 4,7 bilhões, algo que não se verificou, uma vez que chegaram apenas aos 3,5 bilhões, 2,4 bilhões abaixo do ano passado, o que representa uma queda de aproximadamente 41%. Esta descida deveu-se muito à incerteza do mercado e, segundo David Harding, a toda a turbulência que os negociadores têm sentido.
O ano começou logo em queda onde se verificou uma média mensal no primeiro trimestre de 300 mil milhões de Dólares, 200 mil milhões abaixo do ano passado, após uma pequena recuperação nos meses seguintes voltou-se a verificar uma tendência decrescente que redundou nos resultados apresentados anteriormente.
No entanto o mercado não pára e em Portugal, registou-se mais uma transação concluída entre Ardonagh, o grupo de corretagem independente do Reino Unido e entidade compradora, e o Grupo MDS actual líder na consultoria de riscos e seguros.
Esta operação foi anunciada em Dezembro do ano passado e valeu à Sonae, entidade detentora de 50% do capital, 104 milhões de euros que correspondem a uma mais valia de 79 milhões.