em Artigos

A Economia Portuguesa tem vindo a sentir fortes alterações com constantes desvios orçamentais e nas previsões das principais instituições, porém existem alguns indicadores principais para onde devemos olhar.

 

Segundo Nazaré Costa Cabral, Presidente Conselho Finanças Públicas, as previsões apontam para uma forte desaceleração na economia. Estimasse que o PIB português em 2023 suba 1,2%, que apesar de ser uma subida, representa uma diminuição drástica de 5,5 pontos percentuais (pp) face ao ano anterior, caso se venha a comprovar estes dados previsionais.

 

Isto é justificado por uma descida nos principais componentes deste indicador, como é o caso do Consumo Privado, das Exportações e do nível de investimento.

 

Os dados apontam ainda para uma taxa de desemprego de 6,4% para este ano com melhorias apenas em 2025 a juntar a uma taxa de inflação de 5,9% que só está prevista normalizar em 2027, o que reduz substancialmente o poder de compra dos portugueses

 

É importante ainda relembrar quais os principais indicadores de recessão: a taxa de desemprego, o aumento de falências e uma queda do nível de investimento. No entanto os dados apresentados estão longe dos preocupantes, e é afastado o receio de uma recessão.

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar