Dados recentes da informaDB revelam uma tendência preocupante na economia portuguesa: 84% das empresas não estão a cumprir os prazos de pagamento. Esta estatística alarmante não só coloca desafios imediatos às empresas, como também lança uma sombra de incerteza sobre o futuro da economia.
Num panorama empresarial em que o cumprimento dos prazos de pagamento é fundamental, a cultura generalizada de indulgência e irresponsabilidade ameaça a própria sobrevivência de inúmeras pequenas e médias empresas. Este fenómeno cultural exige uma atenção urgente e uma ação concertada para evitar o colapso generalizado.
Para quebrar este ciclo de negligência e abrir caminho a um futuro económico mais sustentável, é imperativo que as empresas se comprometam a pagar atempadamente aos fornecedores. Ao aderir a este princípio, as empresas podem não só salvaguardar os seus próprios interesses, mas também contribuir para a estabilidade e o crescimento global da economia portuguesa.
Assim com esta iniciativa da ACEGE espera-se que empresas de todo o país assumam este compromisso e deem prioridade ao pagamento atempado aos fornecedores. Ao fazê-lo, podemos abordar coletivamente esta questão premente e promover um ambiente empresarial mais resiliente e próspero para todos. Juntos, conseguimos construir uma comunidade empresarial mais forte e responsável para benefício de todos.