em Artigos

O Processo de descarbonização é muito importante no contexto atual. Apesar de, os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já estarem fechados, irão abrir novos fundos europeus no Compete 2030 com essa finalidade.

 

Estes novos fundos contam com uma dotação total de 815 milhões de euros, em que 615 milhões se destinam à “concretização de projetos de investimento empresarial em processos de inovação produtiva verde” e 200 milhões para processos de produção a partir de energias renováveis, refere Nuno Ferreira.

 

Os novos fundos têm como objetivo não só a diversificação da produção de energia a partir de fontes de energia renovável diminuindo, assim, substancialmente a emissão de gases com efeito de estufa, como também para a sensibilização das PME para as questões ambientas e munir as empresas de conhecimento, informação e ferramentas que permitem atingir esse fim.

 

Pretende-se também a melhoria da eficiência energética baseada na descarbonização através dos investimentos imateriais em áreas como: “novos modelos de organização sustentáveis; qualificação da produção e dos métodos produtivos, incluindo o apoio à certificação energética e à instalação de sistemas de gestão de consumos e emissões; novos mecanismos de prestação de contas não financeiras e de sustentabilidade ambiental”.

 

Apesar de existir urgência por parte das empresas interessadas, estima-se que as candidaturas apenas estarão disponíveis no início de 2023.

Outras Publicações

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar