Durante a pandemia, Portugal aproximou-se da Alemanha e da França em termos de crescimento económico. Depois de um período de recessão e estagnação que durou 15 anos, Portugal começou a convergir com a união europeia desde 2015 até ao presente.
Este crescimento assenta sobre vários pontos entre os quais a melhoria dos rendimentos com uma diminuição do desemprego em relação a 2015, aumento de salários e diminuição da tax de pobreza para 22%.
Já na saúde, houve um aumento de 40% em termos de orçamento em relação a 2015 e isto provocou um aumento de 21% de atendimento nas urgências fora outras alterações positivas a nível de cirurgias e consultas.
Ainda temos de relembrar que em 2018 foram descongeladas as carreiras dos professores, o que redundou numa subida de pelo menos um escalão da maior parte dos professores. Apesar disto não compensar os anos em que os professores viram a sua vida profissional estagnada e ainda lidarem com problemas de vinculo laboral e cotas de progressão.
Portugal tem ainda muito espaço de melhoria em todas as questões socioeconómicas, mas podemos ver alguns resultados positivos que se traduzem na melhoria das condições de vida da população.